quarta-feira, 17 de junho de 2009

AULA DE ARTES: 18/06/2009

A Cronologia da Arte

PRÉ-HISTÓRIA: 700.000 e 500.000 anos a.C.


Mesopotâmia: 4.000 anos


Grega: séc. VII a.C.


Romana: séc. VI a.C. a IV d.C.


IDADE MÉDIA
476 Feudalismo (Queda do Império Romano do Ocidente) Paleo-Cristão - séc. I a IV d.C.
Bizantina - sec. IV a XII


Islâmica - sec. IV a VII


Românica - sec. X a XII


Gótica - sec. XII a XIV


IDADE MODERNA
1.453 (Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos) Renascimento - sec. XIV a XVI
Barroco - séc. XVII a XVIII
Rococó ou Luís XV - 1760


IDADE CONTEMPORÂNEA
1789 (Revolução Francesa) Neoclassico - séc. XVIII - 1.800


Romantismo ou Neogótico - séc. XVIII a XIX


O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica , abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vaguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revoluçao Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.

DESTAQUES NA PINTURA:

Delacroix e Goya

A arquitetura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo.Entre os arquitetos mais reconhecidos desse período historicista ou eclético, deve-se mencionar Garnier, responsável pelo teatro da Ópera de Paris; Barry e Puguin, que reconstruíram o Parlamento de Londres; e Waesemann, na Alemanha, responsável pelo distrito neogótico de Berlim.

Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.

ROMANTISMO, VIDEO YOUTUBE:


fontes:
Enciclopédia Multimídia da Arte Universal
História Universal da Arte, Ed Melhoramentos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário