quarta-feira, 20 de maio de 2009

AULA DE ARTES 21/05/2009 - CARAVAGGIO






"Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. (...) Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta morta no rio Tibre para pintar a Morte da Virgem."

Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico. Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, mata um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Sua inspiração era entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus, que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A Ceia em casa de Emmaus.A cena desenrola-se numa modesta casa em Emmaus, onde se encontram os peregrinos. Reflete o instante no qual Jesus abençoa a refeição , revelando-se aos seus interlocutores e que retribuem com expressões de espanto ou choque. Embora conste no centro da ação e seja alvo da atenção e espanto dos três pescadores, Jesus não surge aparentando ser uma divindade, mas sim um conselheiro, como exemplo.

VIDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE CARAVAGGIO, YOUTUBE:

EXERCÍCIO:

Após a leitura visual das réplicas das obras de CARAVAGGIO da Pinacoteca CARAS, e de sua "breve" biografia no BLOGGER, faça uma "redação" criticando esse artista, mas contextualizando Caravaggio em sua época, imaginando as dificuladades de se pintar obras Sacras numa conotação humanista, deixando de lado as tendências divinas, apesar de seu estilo "Barroco". (15 linhas)

Envie para o e-mail:

samirblahoud@gmail.com

Até o dia 23/05/2009. 

O assunto dever ser Caravaggiohumano Seu nome.

Um comentário: