terça-feira, 19 de maio de 2009

Epicurismo/ Estoicismo/ Cinismo

Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., e seguído depois por outros filósofos, chamados epicuristas.

Epicuro propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais. Para Epicuro, a presença do prazer era sinônimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição: a fome, a abstenção sexual, o aborrecimento, etc.A finalidade da filosofia de Epicuro não era teórica, mas sim bastante prática.

O estoicismo é uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estóicos tomam de Heráclitóris e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Este lógos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um kosmos (termo que em grego significa "harmonia").O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo.

 

O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamado Antístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos.

O termo passou à posteridade como adjetivação pejorativa de pessoas sem pudor, indiferentes ao sofrimento alheio.

VIDEO FILOSOFIA:

QUESTIONÁRIO PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 21/05/2009:

samirblahoud@gmail.com

ASSUNTO: EPI/ESTOI/ CIN SEU NOME.

1- A idéia que Epicuro tinha, era que para ser feliz o homem necessitava de três coisas: Liberdade, Amizade e Tempo para meditar. Você acha que Epicuro tinha razão? Justifique (5 linhas).

2- O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. Essa é uma idéia parecida com as religiões ocidentais...sendo assim, está certo seguir sua vida de acordo com esse conceito. Justifique (5 linhas).

3- Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Qual a sua opinião sobre o cinismo? Faça uma comparação sobre o conceito "atual" sobre o cinismo.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epicurismo

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário