segunda-feira, 8 de junho de 2009

FILOSOFIA 09/06/2009: IDEOLOGIA






 Como nasce a ideologia?
 - uma estória para começar...-
 
 Numa certa tribo primitiva da Austrália, o ritual de passagem da infância para a vida adulta era cercado de crueldades, para provar a força, resistência e coragem dos jovens. Entre outras coisas, o jovem era fechado numa cabana, junto a um enxame de furiosas abelhas. O jovem deveria suportar todas as ferroadas sem soltar um ai. Depois ele deveria enfrentar feras no mato com instrumentos precários de autodefesa...Enfim, somente após um ritual de atrocidades é que ele poderia ser considerado membro adulto da tribo, com todos os privilégios reservados apenas aos guerreiros.
 Só os filhos dos chefes religiosos da tribo, que presidiam tais rituais, é que estavam isentos dessas práticas, porque só pelo fato de serem de descendência sagrada, eles já partilhavam da força dos deuses, o que os habilitava para posições privilegiadas. Foram os próprios deuses que, no princípio, assim estabeleceram as coisas! 

 Nem é preciso dizer, que num passado muito distante, foram os religiosos que criaram e regulamentaram os rituais de passagem.

 A ideologia é um conhecimento deformado e falseado da realidade que beneficia um grupo em detrimento de outro. Quem tem mais poder na sociedade, tem mais possibilidade de impor sua ideologia. Porque tem um pensamento mais elaborado e tem à sua disposição melhores meios para difundi-la. Os membros sagrados da tribo, devido sua posição privilegiada tinham maiores condições de impor sua cosmovisão a todo o grupo. Afinal, seu papel é altamente legitimado pela crença generalizada no seu poder sobrenatural. O fenômeno ideológico é um produto necessário do fenômeno da desigualdade social.

 A desigualdade é um fenômeno de poder e esse poder precisa legitimar-se. 

Precisam, portanto, justificar a necessidade da permanência da realidade como ela é, mantendo um quadro de idéias para convencer os outros disso.

 A ideologia é a justificação das posições sociais. Nesse sentido, a ideologia conta com a participação e colaboração da filosofia, da literatura, das ciências, do direito etc. A realidade é transformada em mito e o dominado crê no mito. Conscientizar é desmitificar. 

 A ideologia usa a ciência:

Há uma “atitude ideológica”, quando um cientista, um jurista ou um meio de comunicação são utilizados para falsificar a realidade. Nesse sentido, nem a ciência nem o direito são neutros. É impossível existir neutralidade em questões sociais.

 No século XVII, os “cientistas” da Igreja tinham que acreditar e ensinar que a Terra era o Centro do Universo (teoria geocêntrica), pois assim faziam supor as Sagradas Escrituras, interpretadas pelos Santos Padres e pela Hierarquia da Igreja. Mesmo tendo apontado o telescópio para os céus e comprovado que o Sol era o centro do nosso sistema, Galileu foi obrigado a abjurar, em 1633, para não ser queimado vivo, como acontecera com Giordano Bruno, em 1600. Galileu ficou em prisão domiciliar até o final da vida. Só em 1992 a Igreja reconheceu publicamente que Galileu estava certo.

 Principalmente em Estados Totalitários, a ciência é muito usada para fins de justificação do regime. Por isso há controle e censura à produção científica. Hitler, por exemplo, queria provar, cientificamente, a superioridade da raça ariana sobre todas as outras raças. Faziam-se experiências, inclusive com seres humanos. Uma ditadura pode usar “explicações científicas” para provar a necessidade e a oportunidade de se construir uma Usina Nuclear em Angra dos Reis, ou uma Rodovia Transamazônica. Recorrer à ciência, às estatísticas, dá uma maior importância, uma aparência de certeza da verdade, ao fato em discussão.

 Até os dominados "defendem" a ideologia dominante:

- Foi Deus quem quis assim. Quando ele quiser, ele manda chuva para nós. Não podemos reclamar, não. 
Uma pobre mulher nordestina dizia isso em junho de 2001. 
- Minha senhora, não foi Deus, não! O dinheiro que já foi enviado para a SUDENE daria para ter inundado o Sertão. O Sertão poderia ter virado mar... Grande parte da culpa é dos corruptos que ficam com nosso suado dinheirinho... que, juntado, dá um dinheirão!

VIDEO SOBRE IDEOLOGIA...ESCUTE A LETRA DA MÚSICA:

QUESTIONAMENTOS 
 

 1. Estude bem o texto e diga o que é ideologia , com suas próprias palavras .

PARA PENSAR:
É negra, mas é limpinha!
É negro, de alma branca!
É pobre, mas honesto!
Mora na favela, mas não é bandido!
É homossexual, mas é gente boa!
É loura, mas é inteligente!
É sem-terra, mas não é baderneiro!

Envie para o e-mail: samirblahoud@gmail.com

Assunto: ideologia seu nome, até o dia 14/06/2009.

Bioografia concultada para aula:

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense.
MARX, Karl, ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987.




 

2 comentários:

  1. Olá, desculpa invadir assim o blog de vocês, provavelmente de uma professor e seus alunos...

    Meu nome é Walklenguer, sou de São Carlos - SP e estudo publicidade e propaganda.

    Nós (publicitários) somos odiados por muitas pessoas, eu não culpo essas pessoas, a publicidade tem o poder de persuadir as pessoas, convencê-las a comprar algo mesmo que não precisem, a publicidade tem o poder de mudar maneiras de pensar, criar e divulgar novas ideologias (nós somos bons).

    Gostei do vídeo, acho que as pessoas devem mudar sua maneira de pensar, entendam uma coisa: propaganda é feita pra vender! Eu sou contra a propaganda apelativa, contra a propaganda enganosa e contra a manipulação do corpo feminino em propaganda, infelizmente nem todos nós (publicitários) pensamos assim, mas alguns textos e vídeos como esse aí em cima fazem as pessoas pensarem um pouco...

    Estudamos ideologia na faculdade e sabemos que temos o poder de influenciar, só resta agora a publicidade entender que fazer uma pessoa consumir é uma coisa, enganar ou tentar "enfiar" o produto na cara dela é outra...

    Se quiserem saber mais sobre propaganda, como funciona, como se protager dela e como é feita, os convido a acessar nosso blog: http://blogcantandodegalo.blogspot.com/

    Gostei do seu blog!
    Flw!
    T+!

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho.Ajuda muito em nossas aulas

    ResponderExcluir